Visa

Visto de estudante


Para obter um visto de estudante é preciso se matricular em um curso de alguma instituição que esteja registrada junto ao governo australiano. Existem várias subcategorias para este visto, que dependem do curso em questão: inglês, nível médio, técnico, universitário e mestrado. Porém, não basta apenas enviar um formulário de matrícula para ser considerado inscrito em um curso. Para solicitação do visto é necessário apresentar o COE - Confirmation of Enrolment, que só é fornecido pela escola após o pagamento integral ou parcial do valor do curso, além de comprovar que possui condições financeiras de se manter na Austrália durante o período letivo.

Características


Este visto permite que você fique na Austrália para estudar em tempo integral - Curso de Inglês Intensivo para Estudantes Estrangeiros (ELICOS).

Comprovação de fundos


Além do pagamento antecipado de parte ou de todo o curso, dependendo da duração, a embaixada solicita evidências de que você possui fundos para se manter na Austrália durante o período pretendido, com o valor médio de AU$ 1.500 por mês. Para o Departamento de Imigração, não importa se você irá arrumar um emprego para ajudar com os custos após chegar ao país. Mas, pode-se utilizar a renda de familiares para complementar a sua comprovação. Desta forma, eles funcionam como patrocinadores através de uma carta na qual se responsabilizam financeiramente por seus custos na Austrália. Neste requisito, é sempre bom pecar pelo excesso.

Saúde


Para obter o visto também existem requisitos quanto à saúde do viajante. É necessário apresentar um exame com um médico credenciado e raio-x.

Na consulta é necessário apresentar:

• Formulário de exame médico para visto (formulário online), com uma foto de passaporte anexada;
• Formulário de exame de raio-x, também com a foto de passaporte anexada;
• Passaporte ;
• Atestado médico, se houver algum problema de saúde.

Também é preciso pagar um seguro de saúde chamado OSHC - Overseas Student Health Cover, que cobre despesas médicas durante a estadia na Austrália. Este valor será incluído ao valor do curso.

Lista de médicos credenciados – Brasil

Menores de idade


Para menores de 18 anos são necessárias providências especiais quanto à acomodação e suporte na Austrália. A solicitação deve indicar o parente ou guardião do menor que será responsável por ele durante a estadia no país.

Tempo de processamento do visto


EÉ indicado solicitar o visto com dois meses de antecedência à data de inicio do curso na Austrália. Porém, vistos de estudantes não podem ser emitidos com mais de 90 dias de antecedência da data de início do curso.

Condições impostas


É preciso manter presença mínima de 80% no curso. Não pode haver mudança de instituição de ensino nos primeiros 12 meses ou, se o curso for de duração menor, durante todo o período contratado. É necessário informar à escola sobre o seu endereço de residência e eventuais alterações.

Permissão para trabalho


O visto de estudante permite ao estudante trabalhar por meio período 40 horas quinzenais, ou período integral durante as férias.

Desde 2008, a permissão de trabalho é concedida aos estudantes junto com a aprovação do visto na própria Embaixada da Austrália, em Brasília. Por isso, não há mais a necessidade de entrar com um novo requerimento na Austrália.

Mas as condições do benefício devem ser observadas com atenção. O fato de ter a permissão já no visto não dá ao estudante o direito de começar a trabalhar antes do início do curso. A carga horária também não pode exceder as 40 horas por um período de duas semanas.

O governo Australiano não tem convênio com o governo Brasileiro que possibilita brasileiros tirarem visto de trabalho, o chamado “Working Holiday Visa”.

ENTRE EM CONTATO