Accommodation

Home Stay

A acomodação em casa de família é uma boa opção para quem vai fazer um curso de curta duração e para quem quer algo temporário até se sentir seguro para procurar algo mais independente. Além disso, a família pode ajudar no período inicial de adaptação, com informações sobre a cidade, a cultura local e também fazendo companhia. É também uma boa oportunidade de vivenciar o cotidiano de uma família australiana e praticar o inglês.

Refeições normalmente estão inclusas: café da manhã e jantar durante a semana e todas as refeições aos finais de semana, mas isso varia de família para família. Quem faz o agenciamento deste tipo de acomodação são as instituições de ensino, que recebem uma comissão pelo serviço e por sua vez asseguram a qualidade da acomodação.

 

Share Accommodation

Dividir acomodação na Austrália é muito comum e existe uma oferta enorme de vagas para todos os gostos e bolsos. Assim como na Homestay, esta é também uma boa oportunidade de se praticar o inglês caso os outros moradores sejam australianos. Há opções de quartos mobiliados ou vazios em vários pontos da cidade, mas principalmente em bairros próximos das universidades e escolas.

O proprietário do apartamento ou casa cobra um depósito como garantia, chamado “bond”, que normalmente corresponde a 2 semanas de aluguel. Contas de luz e telefone podem ou não estar inclusas no preço anunciado e vale a pena ficar atento a outros serviços disponíveis, como internet e tv a cabo. As vagas em share accomodation são anunciadas nos jornais, internet e também nos quadros de avisos das escolas e universidades.
 

SelfStay

Esse é o tipo de acomodação em que você é o dono da casa e se for dividir com alguém escolhe quem vai morar com você. Normalmente, os imóveis disponíveis para locação não são mobiliados e será necessário comprar ou alugar os moveis para a casa. Se for o caso, mesmo não sendo residente permanente , é possível comprar imóveis na Austrália.

O selfstay pode ficar muito mais caro que share accommodation se você decidir morar sozinho. Mas, por outro lado, pode sair muito mais em conta se você encontrar outras pessoas para dividir com você. Dependendo do número de pessoas, sua acomodação pode até ser paga pelos outros moradores da casa e você fica apenas com a responsabilidade do imóvel. Além disso, quanto mais diversificada as nacionalidades dos moradores da casa, mais você pratica o seu inglês. Porém, nesse caso, você tem independência, mas perde em privacidade.

É importante lembrar que você vai ter que se virar na cozinha, o que significa fazer sua própria comida e lavar a louça. Portanto, se suas habilidades culinárias não forem muito boas, é recomendável que antes de partir para o intercâmbio você aprenda o básico. Se você gosta de roupas impecáveis e não sabe passar, é bom aprender isso também.

Toda divisão de acomodação conta com regras para os moradores e isso dará a segurança de que todos na casa ajam com bom senso. Os limites, as obrigações e os deveres de manutenção são iguais para todos. E a experiência de viver em comunidade e aprender a respeitar o espaço, o jeito de ser e o direito do próximo, pode ser bastante positiva.
 

Backpackers ou Hostels

Os backpackers (albergues) são acomodações de curta duração para turistas e estudantes que estão de passagem. É a opção mais barata, com preços que variam de AU$ 15 a AU$ 50 (dólares) por noite, dividindo o quarto com outras pessoas. Normalmente, cada quarto acomoda de quatro a oito pessoas e conta com banheiro e cozinha coletivos. Muitos hostels oferecem também áreas comuns de lazer, como mesa de sinuca, piscina, lavanderia, bar e recepção com informações sobre passeios e atrações turísticas locais. Existem algumas cadeias internacionais de albergues como YHA, Nomads e VIP, que oferecem descontos e condições especiais para os associados.

Os albergues são utilizados pela maioria dos estudantes e turistas jovens que viajam pela Austrália. Portanto, esta é uma boa forma de conhecer pessoas do mundo inteiro. Pelo mesmo motivo, é bom ter cuidado com objetos de valor e dinheiro, que podem ser guardados em um locker. A maioria dos hostels oferece um pequeno armário com chave e em alguns deles você precisa utilizar o seu próprio cadeado.

ENTRE EM CONTATO